segunda-feira, 29 de maio de 2017

FORMULA 5P - COMO PARAR DE FUMAR EM 5 PASSOS



Pode Ser a Tua Vez de Vencer 
Esse Vício de Uma Vez por Todas!


1. Ter determinação - O fumante precisa realmente querer parar de fumar. "Não adianta o indivíduo tentar parar porque a mãe, a sogra ou a esposa pede", salienta o médico.
2. Marcar um dia D - Marque um dia para começar a parar, de preferência em uma data importante, como aniversário, Natal, Dia das Mães. "Isso ajuda porque é um dia em que você estará investindo em você mesmo. Geralmente nessas datas marcantes, o sujeito tem maior poder de reflexão", explica Pereira. 
3. Cortar gatilhos para o fumo - Cada fumante tem um "gatilho" para o ato de fumar. Uns sentem vontade após consumir álcool, outros depois do almoço, outros ao tomar café. "Não tenha mais gatilhos. Se você fuma depois do café, por exemplo, troque o café por um suco. Se fuma quando entra no carro, não entre com o cigarro no veículo. Deixe-o no porta-malas", exemplifica o pneumologista.
4. Diminuição deve ser gradual - É preciso diminuir gradativamente o número de cigarros consumidos por dia. Tirar tudo de uma vez não é recomendado. "Vai dar crise de abstinência. Tem que se acostumar a retirar gradativamente a droga", afirma o médico. Pela manhã, separe o número exato de cigarros que irá fumar durante o dia. "Se não você perde a conta e acaba fumando mais".
5. Fumar pela manhã - Quando iniciar a retirada gradual do tabaco, não corte primeiro os cigarros da manhã. Diminua a quantidade dos da tarde e noite, porque são menos importantes ao organismo. "Quando o indivíduo acorda de manhã, depois de dormir seis, oito horas, está com a dosagem de nicotina muito baixa. Tem uma fissura por fumar muito maior de manhã", conta Pereira.
6. Sumir com lembranças do cigarro - Guarde cinzeiros e outros objetos que deem vontade de fumar para que, ao não vê-los, sua necessidade diminua. Outra dica do pneumologista é esconder os cigarros em locais de muito difícil acesso. "Coloque o cigarro no alto da prateleira da cozinha, do banheiro, do quarto", recomenda o pneumologista. "Muito tabagista fuma no automático, às vezes nem está com tanta vontade. Se o cigarro está longe, acaba buscando somente na necessidade".
7. Comer frutas cítricas - Sempre que a vontade de fumar bater, coma frutas cítricas, como acerola, laranja, uva e abacaxi. Como a nicotina também é ácida, o cérebro "se confunde" momentaneamente durante o impulso de fumar e "se satisfaz".
8. Não comprar medicamentos sem indicação médica - Um dos maiores erros dos fumantes é usar remédios, como o adesivo de nicotina, por conta própria.  Esses tratamentos devem seguir recomendação médica.
9. Estipular uma data máxima - Como a retirada dos cigarros deve ser gradual, estipule uma data máxima para parar de fumar definitivamente. Nesse meio tempo, faça um calendário com o cronograma de quantos cigarros irá fumar por dia a cada semana. "Não pode demorar mais do que três meses. Um bom tempo é um mês", afirma o médico.
10. Frequentar grupos de apoio - Participar de grupos de apoio a pessoas que querem parar de fumar é importante, pois ajuda no preparo psicológico que o fumante precisa ter para largar o vício. "Se não tiver autodeterminação, o fumante não segue em frente", destaca Pereira. Ele salienta, porém, que a pessoa não se deve se comparar com outros fumantes. Cada um tem seu tempo para abandonar o cigarro. "Nunca se baseie nos outros. Ninguém tem o grau de dependência igual ao seu. Cada um metaboliza a nicotina de uma maneira diferente", explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário